segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Harém de Kadafi

Estou um pouco atrasado com as resenhas de livros , mas foi porque acabei ficando sem notte , mas vamos lá.
Comprei 2 livros , para aumentar minha coleção rs , tenho esse problema de ficar pensando num livro e pronto já quero ter, as vezes eu anoto os que eu quero e vou depois comprando.
Bem o livro que vou falar agora eu encontrei uma nota sobre ele na revista Super Interessante e dois temas que sempre chama minha atenção é História e mulheres.Infelizmente meu curso de História foi reduzido a 3 anos sendo que o primeiro era só sobre educação por tanto muita coisa não vimos em sala , principalmente sobre coisas mais atuais.
Todo mundo viu as noticias de 2011 sobre a captura e morte violenta do ditador Kadafi , tem videos no youtube ( cenas fortes). Mas o que me deixava encucado era o que aquele homem tinha feito de tão grave a seu povo , sempre lemos sobre guerras e tal e sabemos quantos conflitos seja religioso ou não eles vivem e o fato de ser um ditador de punhos de ferro já bastava para ser julgado e condenado. Mas o que aquele povo queria era um misto de vingança e orgulho em matar mesmo.
A autora é a jornalista Annick Cojean , uma mulher que queria entender como funcionava a guarda que protegia o ditador , ela mergulha nos mais obscuros lugares e encontra não apenas uma , mas diversos relatos de mulheres que sofreram abusos nas mãos desse monstro.
O livro tem um enfoque maior no relato da Soraya que conta com detalhes tudo que passou ( as vezes o livro chega a dar nojo mesmo). Não gosto de adiantar nada sobre o livro nas resenhas para não perder a graça , mas quem lê tem um misto de indignação e injustiça , eu explico:
Essas mulheres eram retiradas de casa ainda jovens , e depois de tudo que sofriam não podiam voltar para casa porque era uma vergonha para a família ter uma mulher que não fosse mais virgem , muitas vezes os irmãos as matava para honrar o nome da família , outras arranjavam casamentos graças a um esquema de reconstrução de hímen feito em lugares escondidos e a maioria não tinha escolha acabava se prostituindo.
Ou seja essas jovens depois de cair nas mãos do ditador não eram mais nada para o seu povo , apenas mais uma puta , como se fosse escolha delas ter esse destino. Eu recomendo o livro para todos que querem entender um pouco sobre a luta e historia da Líbia e para pensar.
 Ilustração: Gian Paolo La Barbera


“Kadafi estava nu sobre a cama. Que pavor! Tapei os olhos e fui recuando, atordoada. Ele então me agarrou pela mão e me fez sentar a seu lado na cama. – Vem pra cá, puta!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário