A primeira vez em que eu me deparei com um livro de Hilda Hist foi com o Caderno Rosa de Lory Lamby , e foi meio que por acaso, já que na livraria não tínhamos nenhum titulo dela somente por encomenda. Então um dia vasculhando os livros truncados eu encontrei ele , todo sujo e meio desgastado e com a principal característica dos livros de Hilda , o nome em preto bem destacado na parte superior do livro. Quando eu via algum livro dela sempre achava que o nome era na verdade da obra e não da autora. Como nosso horário de almoço era feito na livraria mesmo eu passei a ler só por curiosidade esse livro , que a principio me chamou a atenção por parecer um livro voltado para o publico infantil , ou uma fabula mesmo...estava completamente enganado e foi através deste livro que descobri o mundo Hilda Hist. No começo a apresentação de Lory uma menina muito criativa que queria seguir os passos do pai escritor passa a também escrever no seu caderno rosa e uma de suas historias é sobre o sapo Liu-Liu e seu cu que não recebe raio de sol. Eu achei estranho a menina escrever em seu caderno rosa sobre isso , mas achei engraçado , como podem ver a historia e cheia de segundas intenções. Prossegui com a leitura e descobri que na verdade Lory ia escrever então no seu caderno suas historias , as que ela era abusada ( com seu consentimento ) por homens que a mãe arrumava em troca de dinheiro. Choquei um livro de pedofilia , assim escancarado, continuei a leitura sempre com nojo mas a visão de Lory sobre isso era de uma menina inocente que estava gostando muito da situação. Porem ao final do livro eu descobri o quanto criativa como diria a autora era Lory...
E por assim dizer descobri quão fantásticos são os textos de Hilda e que ela dividiu sua casa em tempos de Ditadura com outro grande autor que eu amo Caio Fernando Abreu.
Visitando o site oficial da autora descobri que o texto foi adaptado para o teatro e aqui podemos assistir , espero que gostem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário