domingo, 22 de novembro de 2015

Homossexualismo na Segunda Guerra Mundial

A muito tempo eu queria comprar esse livro que falava do " triângulo rosa " , sempre me interessei por tudo que tinha relação com o holocausto e sabia também que milhares de homens foram perseguidos por serem uma afronta ao objetivo de Hitler de ter uma nação ariana. Segundo o parágrafo 175 uma lei dos Germânicos que entrou em vigor em 1871 nela o homossexualismo era considerado crime , a partir da segunda guerra essa lei foi adaptada ( facilitando quem quisesse incriminar  qualquer pessoa ) para que assim o processo de limpeza da Alemanha fosse completo.


     






O livro :  Triangulo Rosa


O livro é o relato da vida de Rudolf , nele o autor descreve todas suas memórias dos terríveis anos que viveu em um campo de concentração , sua vida antes , sua liberdade , seus romances. Confesso que lendo o livro em diversas passagens eu pensava " puxa ele teve sorte" , explico -
Na classificação geral os judeus eram os inimigos era assim a pior raça porém no campo de concentração os homossexuais eram considerados abaixo deles ( além de serem minorias perto dos judeus) por tanto poucos foram os que sobreviveram e mesmo assim esses tiveram que contar com um pouco de sorte para isso. No livro Rudolf explica que conseguiu se livrar de algumas coisas por ter feito aliados mas muitos não tiveram o mesmo destino.
 Nas primeiras paginas ele descreve a ocupação e como viviam essas pessoas , a partir dai são as prisões e o campo de concentração.






   





O documentário : depois que eu li o livro fui assistir ao documentário Paragrafo 175







e confesso que fiquei muito mais emocionado do que o livro , os relatos são bem tristes e essas pessoas foram muito fortes para conseguir reviver todas essas lembranças terríveis , eu indico para quem esta curioso sobre o tema.





O Filme :   Bent é um filme que conta a vida de um homem preso pelos nazista e que tem que esconder a sua homossexualidade passando por judeu dentro do campo.


















   Gostei muito do filme , tem ele completo no Netflix , excelente atuação de Clive Owen .





Essas são minhas dicas , vale lembrar que depois da libertação dos campos pelos aliados o paragrafo 175 se manteve em vigor até 1969 quando foi alterada considerando crime em menores de 21 anos . Muitos prisioneiros não foram indenizados , foi escondido esse fato de terem sido presos pelo crime de homossexualidade e o primeiro reconhecimento só veio em 1985 em um discurso do presidente Alemão Richard  von Weizsäcker , o parágrafo só veio a ser abolido em maio de 1994.





Criticam tudo, e quero dizer mesmo tudo, sobre mim: o meu comportamento, a minha personalidade, as minhas maneiras; cada centímetro de mim, da cabeça aos pés, dos pés à cabeça, é objecto de mexericos e debates. São-me constantemente lançadas palavras duras e gritos, embora eu não esteja habituada a isso. Segundo as autoridades definidas, eu devia sorrir e aguentar.
Anne Frank



2 comentários:

  1. Oi achei seu blog muito interessante!! Se puder dar uma olhada no meu ia ficar muito feliz rotinadelicada.blogspot.com.br obg desde ja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Giovana q bom q gostou , vou sim adoro blogs bjs .

      Excluir