O livro é um relato do escritor Antonio Iturbe sobre a vida da jovem Dita Darachova que foi enviada junto com os pais para o campo de Auschwitz com 14 anos ,corajosa a garota é a responsável por cuidar de um tesouro : oito livros , que são utilizados no barracão onde cuidam das crianças. Confesso que quando comecei ler o livro eu achei muito fantasioso , o autor conta um romance baseado na história real de Dita. Eu me perguntava porque tinha um barracão para crianças , ou mesmo porque se arriscar com os livros .
No decorrer do livro todas as dúvidas são esclarecidas e tudo se torna triste como todos os livros sobre o holocausto. Gostei da maneira que o autor escreve e os esclarecimentos no final são ótimos , ele mostra o que aconteceu com os personagens pós - guerra .
Uma curiosidade : ele cita Anne Frank no campo , não li sobre esse fato ser verdadeiro mesmo mas vi em outros blogs que os leitores acharam desnecessário.
No último dia 27 de janeiro foi um dia especial , fazia exatos 70 anos que o Exército Vermelho libertou .Auschwitz-Birkenau .Uma data muito triste mas que jamais pode cair no esquecimento.
Essa senhorinha simpática é Dita .
Amei meu livro , minha nota é 10,0 ele foi presente de uma amiga que eu gosto muito .